Un Documental de Estela Rener y Marcos Nisti.
Dirección: Estela Renner
Producición: Marcos Nisti
Maria Farinha Produções
Por
que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha
quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que
meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei
maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho
sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não
consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre
quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?
Este
documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a
criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria
descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto,
então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o
consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é
devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente
maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos
altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é
uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não
sabem os nomes de frutas e legumas. Num jogo desigual e desumano, os
anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo
de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real este documentário
escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre
seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.